sábado, janeiro 03, 2015

Em caso de assalto não reaja!
Anderson Rodrigues18:30 0 comentários


Em muitos casos de assalto vemos a vítima ser alvejada e na maioria das vezes perde a vida. Mas quando a vítima é um Policial Militar o instinto de sobrevivência e todo o treinamento realizado no curso de formação vem à cabeça e são segundos para pensar, o policial por ter um treinamento específico tem a possibilidade de analisar o cenário, calcular os riscos e agir. A Brigada Militar orienta, a população não deve reagir ao assalto, pois deve acima de tudo, deve preservar a sua vida, que no momento do crime está em risco, a orientação é também extensiva aos membros da corporação.
No final de dezembro do ano passado, um Brigadiano da reserva morreu ao reagir a um assalto na cidade de Cachoeirinha, o Policial Militar de 44 anos não entregou seu automóvel para os delinquentes que atiraram contra vítima e o balearam no peito.
No vídeo abaixo, retirado do facebook vemos a reação do Policial Militar. Felizmente ele saiu ileso, pois conseguiu calcular os riscos, a distância do bandido e ter vantagem no tempo de reação para sacar a arma. Ele agiu certo nesta situação?



                                                           Publicação by Gadoo.
Opinião: Para as pessoas civis que não tem o treinamento adequado, o importante é manter a calma e não esboçar reação. Já o Policial Militar deve estar sempre preparado para reagir, pois se os delinquentes descobrirem que ele é um servidor da Brigada Militar, Policia Civil, Policia Federal ou até mesmo Guarda Municipal, o bandido vai investir contra ele a fim de mata-lo, por isso, sempre que tiver uma oportunidade o Servidor deve mandar o Bandido para o além.

Trouxemos algumas dicas pra você saber como se portar durante um assalto:



1) No momento em que o bandido tira o revolver da cintura ou anuncia verbalmente o assalto, a vitima não deve tentar fugir, correndo ou acelerando moto ou carro. Nesses casos normalmente o marginal faz um disparo na direção da vitima que tenta evadir-se.
2) Jamais reaja, pois 80% das vítimas que tentaram impedir um assalto foram baleadas.
3) Não realize movimentos bruscos, pois o criminoso pode imaginar que você esta esboçando uma reação ou tentando pegar uma arma de fogo.
4) Iniciado o roubo permaneça imóvel, mostrando sempre as mãos e siga as determinações do bandido.
5) Antes de realizar qualquer movimento (principalmente com as mãos) avise verbalmente o marginal para que ele não leve um susto e acabe acionando o gatilho do revolver.
6) Após anunciar o movimento que pretende realizar, faça-os de maneira lenta, sem afobação.
7) Não olhe para os olhos do marginal, pois isso pode irritá-lo, tornando-o ainda mais tenso.
8) Não tente negociar bens num momento tão crítico e perigoso. Pense somente na sua integridade física e mental e por isso entregue todos os pertences que o marginal ordenar.
9) Mesmo que você tenha certeza que o ladrão possui uma arma de brinquedo, não tente dominá-lo, pois eles sempre estão acompanhados e o comparsa pode te ferir pelas costas.

Mais dicas: http://tudosobreseguranca.com.br/
Sobre o autor Anderson Rodrigues é Bacharel em Comunicação Social e graduando em Letras - Revisão e Redação de textos.

0 comentários

Postar um comentário

Sua opinião nos motiva a melhorar mais e mais!