quinta-feira, março 03, 2011

Intolerância
Anderson Rodrigues05:55 1 comentários

Foto: Google Fotos


Intolerância é uma atitude mental caracterizada pela falta de habilidade ou vontade em reconhecer e respeitar diferenças em crenças e opiniões.

Essa palavra começou a ter um grande significado para mim, depois que me flagrei gritando em frente ao aparelho de TV. Qualquer som externo, que ousasse me distrair naquele momento era combatido pelo meu olhar enraivecido.
O motivo para o meu nervosismo, ere devido ao jogo do meu time, nada mais tinha importância pra mim, eu só queria assistir o gol salvador que me daria a vitória.
Meu coração estava a mil e meu sentimento era de ódio mortal pelo adversário. Não aceitaria a derrota de maneira alguma, derramaria sangue pra defender minha bandeira, meu escudo, meu time.
Outro dia assistindo o noticiário, uma notícia chamou-me a atenção. Um torcedor foi brutalmente agredido por um grupo de torcedores adversários, não dando chance de defesa ao jovem. Minha reação foi de horror absoluto e julgamento dos vândalos que subjugaram o torcedor, até deixa-lo em coma.

Mas espera! Minha atitude outrora foi a mesma. Não agredi fisicamente ninguém, porém meus sentimentos de intolerância brotaram frente a uma situação semelhante.
Quanta intolerância! Refleti bastante depois de ver e rever episódios de ódio e indiferença pelos outros. Não importa qual seja o seu time, não vale a pena brigar ou falar mais alto pra defender a opinião que seu time é melhor. Quem deve fazê-lo, são os jogadores que recebem milhões e milhões de dinheiro para “correr a trás da bola” e muitos nem correm.
Mas não é só no esporte que as pessoas adotam atitudes extremas de violência para defender seu ponto de vista. Há poucos dias atrás, assisti uma matéria a qual abordava um jovem sendo agredido covardemente por um grupo de adolescentes. O motivo da conduta, foi atribuído ao fato da vítima ser homossexual. Isso caracteriza crime de ódio, que lamentavelmente ainda ocorre com frequência no país. Como já foi dito a Intolerância é uma atitude mental caracterizada pela falta de habilidade ou vontade em reconhecer e respeitar diferenças em crenças e opiniões. Também poderíamos acrescentar neste caso específico, a falta de personalidade dos agressores que precisam andar em bandos para praticar seus crimes e serem aceitos num determinado grupo, lógico que podem ter sofrido algum tipo de agressão que traumatizou e alterou sua formação psicossocial.
Contudo, devemos prestar atenção em nossas próprias atitudes para não cometermos o erro de sermos intolerantes com as diferenças, seja politica, sexual, racial, religiosa, etc.

"A lei de ouro do comportamento é a Tolerância mútua, já que nunca pensaremos todos da mesma maneira, já que nunca veremos senão uma parte da verdade e sob ângulos diversos".
Mahatma Gandhi
Sobre o autor Anderson Rodrigues é Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Publicidade e Propaganda e graduando em Letras - Revisão e Redação de textos pela Universidade Federal de Pelotas. Jornalista Registro Profissional 0019016/RS e Publicitário Registro Profissional 0001599/RS.

1 comentários

Postar um comentário

Sua opinião nos motiva a melhorar mais e mais!